segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Doze razões para se participar de uma célula



" Todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar, e anunciar a Jesus, o  Cristo..." (Atos 5.42)

Muitos perguntam: Porquê é importante participar de uma célula, já que participo dos cultos da igreja? que vou ganhar saindo de minha casa ou abrindo a minha casa para participar de uma célula?
As células são pequenos grupos que se reúnem semanalmente, com uma reunião de 60 minutos, em casas ou outros locais pré-determinados, onde,  sob a coordenação de um líder, estudam a palavra de Deus, exaltam o nome do Senhor Jesus Cristo, em um encontro de comunhão, edificação e de evangelismo, a fim de cumprir o mandamento do mesmo Jesus, que disse: "Ide e fazei discípulos..."
Vejamos, então,  doze razões para se participar de uma célula:
1) Na célula, aprendemos a amar as pessoas, através do relacionamento mais próximo, onde conhecemos cada pessoa pelo seu nome, por suas características pessoais, etc.
2) Na célula, aprendemos a palavra de Deus, conhecemos e tomamos posse de suas maravilhosas promessas.
3) Na célula, aprendemos a servir ao nosso próximo, pois conhecemos cada um e sabemos suas necessidades. Assim, podemos exercer e praticar o amor que Jesus nos ensinou.
4) Na célula,  existem oportunidades para testemunharmos nossas experiências cristãs. Assim, todos enriquecem sua vida espiritual e são edificados pela ação de Deus na vida de cada discípulo.
5) Na célula, é possível levar visitantes que ainda não têm o costume de irem à igreja. Eles poderão, então, conhecer o amor de Deus em um grupo menor e, depois, sem preconceitos ou receios, poderão participar dos cultos de celebração nas igreja.
6) Na célula, cada  discípulo tem a oportunidade de trabalhar, seja exercendo a função de líder, auxilar, ou mesmo como anfitrião, cedendo sua casa para a realização da reunião. Todos podem fazer alguma coisa útil para o crescimento da célula: - ligar para os participantes, para que não se esqueçam das reuniões; preparar o momento inicial (quebra-gelo); orar pelas necessidades do grupo; ligar para os aniversariantes; cuidar das crianças presentes às reuniões; receber as pessoas na porta, etc.
7) Na célula é possível exercer os dons espirituais que recebemos de Deus, como por exemplo: - trazendo uma palavra de edificação, exortação e de consolo para os presentes; servindo como instrumento de Deus para abraçar e restaurar os presentes; orando para cura e libertação dos necessitados e de seus familiares, etc.
8) Na célula, nosso caráter cristão é fortalecido e consolidado, pois somos ministrados e confrontados mais de perto pelos líderes e participantes da célula.
9) Na célula, temos a oportunidade de contribuir para o crescimento do Reino de Deus, ganhando vidas e cuidando dos novos discípulos. Assim, cada célula é um lugar de avivamento e de salvação de vidas. Portanto, não é só o pastor ou pessoas do ministério de evangelismo que ganham vidas. Todos os cristãos tornam-se pescadores de vidas.
10) Na célula, nossa família é edificada e nosso sacerdócio é restaurado, pois cada um é ministrado em um grupo homogêneo: - homens, mulheres, jovens e adolescentes.
11) Através das células, não esperamos que as pessoas venham até nós; nós vamos ao encontro delas, em suas casas, em seu ambiente conhecido. Assim, podemos evangelizar e conduzir as pessoas ao encontro do Senhor Jesus Cristo.
12) Participando das células obedecemos à palavra de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, que nos mandou fazer discípulos. Assim, nós nos tornamos autênticos discípulos e servos do Deus Altíssimo. 
Portanto, reflita e apresente as suas razões. Se elas não forem melhores do que as doze apresentadas acima, obedeça ao Senhor e corra para uma célula. O Senhor Deus fará grandes e maravilhosas coisas em você, por você e através de você.
"Jesus disse que somos luz do mundo... se nossas tochas produzissem mais fogo e menos fumaça, já teríamos ganhado o mundo para o Senhor Jesus Cristo." - Charles Spurgeon
"Cada célula que se abre é uma tocha acesa brilhando na escuridão. Em breve, haverá tantas tochas acesas que não haverá mais escuridão em nossa cidade..."
Pr Fernando Lopes Balthar (adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário