sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Porque queremos ser uma Igreja em Células?




Por que igreja em células? Por que acreditamos nela? Será que é porque a igreja de David Cho, a maior igreja na história do cristianismo, é uma igreja em células?
Será que é porque alguém disse que o número doze traria bênçãos e crescimento? Será que é porque a igreja em células é a estratégia que muitas igrejas "grandes" estão usando?
O problema com as razões citadas é que elas não oferecem uma sustentação de longo prazo. Deus tem me mostrado ultimamente que os valores deve guiar nossas estratégias e não o contrário. Desse modo, quais são as razões teológicas centrais para fazer a igreja em células? Permita-me compartilhar três razões importantes:

1.    A Trindade
Nosso Deus é um Deus social! Ele vive em relacionamento com os outros membros da Trindade. Deus não é independente, solitário. O individualismo pode ser a norma cultural no mundo ocidental, mas Deus vive comunidade e unidade (pense em todos os uns aos outros na Bíblia). Um dos valores-chave da igreja em células é a necessidade que as pessoas têm de viver comunidade em vez de se esconder no anonimato. A intimidade de uma célula encoraja as pessoas a conhecer e se tornar conhecidas.
A Trindade também é um Deus que busca alcançar. O evangelismo flui do coração de Deus. Seu desejo é alcançar as pessoas perdidas por meio de seu Filho, Jesus, e a igreja é seu instrumento para que isso aconteça. A igreja em células encoraja cada membro a alcançar outras pessoas por meio do evangelismo relacional. As células esperam que todos seus membros desenvolvam relacionamentos com não cristãos porque essa atividade reflete o coração de Deus.

2.    Sacerdócio de todos os crentes

É muito fácil para as pessoas sentarem na igreja. Algumas igrejas crescem muito enchendo seus bancos de gente. No entanto, as Escrituras nos ensinam que todos os crentes são sacerdotes. Cada crente é um ministro.  As células valorizam a participação de cada crente.

Parte do sacerdócio de todos os crentes é o uso dos dons espirituais. As células são o melhor ambiente para o uso dos dons espirituais. De fato, todos os textos do Novo Testamento acerca dos dons foram escritos para igrejas nas casas. Igrejas em células estão redescobrindo essa importante verdade.

3.    Fazer discípulos

A última ordem de Cristo aos seus discípulos foi de fazer discípulos de todas as nações. Creio que a essência do ministério em células é fazer discípulos que fazem discípulos. As células são geradoras de líderes e o melhor lugar para preparar discipuladores. A multiplicação está no centro do ministério de células porque novas células provêm o ambiente para fazer novos discípulos.
E você já experimentou participar de uma de nossas células?

Pr Fernando Balthar
Adaptado do texto de Joel Comiskey

Nenhum comentário:

Postar um comentário